Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Orgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O início do Centro Social Polivalente de Palheira (CSPP) surgiu com a criação de uma comissão de moradores, a 27/julho de 1975, com a finalidade de zelar pelos interesses da localidade e por conseguinte, dos seus habitantes.

​Com a vontade de progredir e crescer, a 7 de abril de 1978 foi criada uma Comissão Instaladora, com a finalidade de se levar a cabo a intenção de construção da IPSS. A comissão de moradores, a 13 de maio de 1978, adquiriu à Câmara Municipal de Coimbra, um terreno, onde na atualidade está sediada a Instituição.

​O CSPP começou a erguer-se em 1981 com a mão-de-obra da comunidade e subsídios da Câmara Municipal de Coimbra e também do Governo Civil. Começou assim a crescer a vertente social e desportiva da Instituição, que ainda hoje perdura.

​A primeira direção foi constituída a 8 de janeiro de 1983, e a 13 desse mesmo mês foi lavrada a escritura da fundação do CSPP, dando origem aos estatutos. Em 14 de outubro de 1990, os Estatutos foram registados na Segurança Social, passando o CSPP a ser reconhecido como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), pessoa coletiva de utilidade pública.

​Em outubro de 1990 foi alcançado um acordo com a Segurança Social para que o edifício pudesse ser adaptado para o desenvolvimento de respostas sociais. A 28 de fevereiro de 1994, as obras ficaram concluídas. Estavam reunidas as condições para desenvolver as respostas sociais de Creche, Educação Pré-Escolar, Centro de Dia e Centro de Atividades de Tempos livres (comummente designado de ATL). Os primeiros clientes começaram a frequentar as respostas sociais em setembro desse ano. Em 1997, o CSPP celebrou Acordo de Cooperação com a Segurança Social e começou a desenvolver a resposta social de Apoio Domiciliário. Atualmente o CSPP não dispõe deste serviço.

​Em 2011, foi iniciado mais um ciclo de obras, para ampliação e remodelação das instalações que serviam as respostas sociais da infância. Estas obras permitiram que a creche ficasse com 3 salas distintas (berçário, sala verde e sala amarela) e 2 salas de pré-escolar (sala azul e sala vermelha). Foram ainda feitas algumas remodelações na cozinha e no Centro de Dia.

Missão

Disponibilizar, através das respostas sociais Creche, Jardim de Infância, Centro Atividades Tempos Livres e Centro de Dia, serviços educativos e de apoio social.

Valores

- Perseverança
- Cooperação
- Afetividade
- Igualdade
- Responsabilidade
- Integridade
- Qualidade
- Respeito

Visão 

Pretendemos tornar-nos uma instituição de referência nacional, que assegure a prestação de cuidados de qualidade e garanta a satisfação dos seus clientes e colaboradores, bem como a eficiência e eficácia na aplicação dos seus recursos.

 

 

Assembleia Geral

Presidente – Marco Paulo Alves Lúcio
1ª Secretária – Maria Fernanda Lucas Sequeira Oliveira
2º Secretário – Hélder José Caetano Matos

Direção/ Conselho de Administração

Presidente – Luís Alberto Vasco Caetano Batalha
Vice-Presidente – João Manuel Marques dos Santos
Tesoureiro – José Lucas dos Santos Vasco
Secratária – Rosa Maria Novais Pinto Neves
Vogal – José Manuel Bastos Figueiredo

Conselho Fiscal

Presidente – José Luís Matos Meneses
1º Secretário – João Manuel Pereira Simões
2.º Secretário – Arménio Abade Meneses

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais